Rezando pela “Sagrada Unção” de Deus em sua Pregação

 

Poucas coisas podem suscitar uma viva conversa entre pastores tão rapidamente como mencionar o papel do Espírito Santo na igreja de hoje. Alguns acreditam que os dons do Espírito permanecem ativos, enquanto outros acreditam que alguns deles cessaram com a igreja primitiva – e ambos os pontos de vista são perfeitamente aceitáveis ​​entre os cristãos ortodoxos.

Uma coisa sobre a qual todos podemos concordar, por mais que você a defina, é a absoluta necessidade de ter o Espírito Santo aparecendo no poder quando pregamos.

Esta unção tem sido entendida de várias maneiras ao longo da história da igreja.

Se você ler os antigos muito, bem como muitos dos instrumentos de pregação escolhidos por Deus mesmo em nossos dias, você entenderá rapidamente que eles desejavam experimentar “A Presença” de Jesus em seu ministério.

Este anseio é muito mais do que uma inclinação superficial por uma experiência mística. Foi – e é – uma clara compreensão de que a pregação é essencialmente um encontro com o vivo Senhor Jesus.

E embora Jesus esteja presente em toda parte e em todos os momentos, há momentos, estações e lugares onde Ele escolhe manifestar sua presença de maneiras excepcionais.

A pregação e a Ceia do Senhor, por exemplo, são dois lugares onde Jesus comprometeu Sua presença extraordinária.

Muitos pais da igreja experimentaram esta presença especial. Assim fizeram homens como Robert Murray McCheynne (e muitos outros teólogos escoceses), Evan Roberts, AW Tozer, D. Martyn Lloyd Jones, Jonathan Edwards, Richard Baxter, Martin Bucer, George Whitefield, John Wesley, CH Spurgeon e DL Moody. Esses homens testificam de encontrar Jesus através da pregação de tal maneira que os corações se derreteram; Vitórias espirituais foram conquistadas; Arrependimento e salvação; E um senso predominante de amor e afeição por Jesus foi experimentado.

Este encontro com a Presença de Jesus muitas vezes aconteceria durante a pregação, ou às vezes apenas antes ou depois dela. No ministério de Evan Roberts (que ministrou durante o reavivamento de Gales), a Presença desceria sobre a congregação quando uma jovem particular cantou. O Espírito quebraria os corações da congregação mesmo antes de Roberts pregar.

O que esses criados procuraram e freqüentemente experimentaram foi, tecnicamente falando, o atual ministério do Espírito Santo. O Novo Testamento, e o livro de Atos em particular, é o registro da formação e influência do Espírito na igreja primitiva.

O Espírito de Deus soprando através das vidas das pessoas resultou em um incrível porte de frutas, crescimento e bênção. Ministério e transformação aconteceu como o Espírito escolheu cruzar com as vidas de pessoas reais em tempo real.

Não é diferente hoje, nem jamais será. Se vamos experimentar uma transformação duradoura através da pregação, ela será o resultado da unção do Espírito do pastor e da congregação.

Ao longo da história da igreja, eu encontrei, há aqueles que dão testemunho do presente e especial ministério do Espírito Santo. Eles são de uma variedade de backgrounds teológicos e perspectivas. Embora alguns tenham abusado dele e outros pelo medo tenham evitado, muitos dão testemunho do que significa pregar com a bênção e unção de Deus.

Esta não é uma questão carismática, pentecostal, reformada, dispensacionalista ou fundamentalista. Chame-a o que você quer, mas pode nós nunca somente do intelecto, da habilidade e da carne.

 

Veja os Melhores Cursos Evangélicos Online Disponíveis para você:

   # Melhores Cursos Evangélicos Online #

 

 

A unção do Espírito em sua pregação é tudo.

  • É o que concede a liberdade, poder, autoridade e conexão com sua congregação que transcende suas habilidades normais.
  • É o que toma a oferta de barro que você faz e transforma em um vaso espiritual.
  • É o que torna a pregação mais do que oratória.
  • É o que torna a comunicação um encontro com o divino.
  • É o que colhe frutos espirituais.
  • E é o que causa o propósito e o reino de Deus na terra.

Veja também dicas de como Pregar a Palavra de Deus Clicando Aqui !!!

Uma maneira de eu praticamente demonstrar meu anseio e desejo para a unção do Espírito é passar tempo na oração com um grupo de pessoas antes de eu falar. Ajoelharem-se juntos, com as mãos sobre mim como um sinal de bênção e fé, e orem para que o Espírito me preencha e use. Então, quando eu deixar de pregar, eles permanecem na sala e orar por mim durante todo o serviço.

Sem dúvida, esta tem sido uma fonte de poder na minha vida de pregação.

Eu sinto sua oração e muitas vezes posso tangivelmente sentir a resposta de Deus às suas orações em meu nome.

As Congregações também podem experimentar a unção do Espírito. O Espírito deve energizar e abrir o coração das pessoas para receber a bênção da Palavra pregada. A congregação está tão necessitada do toque do Espírito como o pastor. Sem o Espírito, a nossa congregação é apenas uma platéia e não um bando de almas famintas.

Incentive suas congregações a orarem e se prepararem para o encontro com Jesus na manhã de domingo. Precisamos mover nossas congregações para além de apenas comparecer à igreja e levá-los à atitude de se prepararem e esperando experimentar a presença de Cristo.

Uma coisa que os pastores e congregações têm em comum é que devemos buscar o ministério do Espírito entre nós. Deus deseja ser buscado e perseguido. Pense em algumas das passagens bíblicas que nos direcionam a buscar a Deus:

 

“Mas de lá buscarás ao SENHOR, teu Deus, e você O encontrará se o buscar de todo o seu coração” ( Deuteronômio 4:29 ).

“Mas sem fé é impossível agradar a Deus, porque aquele que vem a Deus deve crer que Ele é e que é galardoador dos que O buscam diligentemente” ( Hebreus 11: 6 ).

Esta busca de Deus, este anseio por Ele, é algo que fazemos principalmente no contexto da oração. Devemos orar constantemente pelo toque do Espírito em nossa pregação. Nunca suponho que o Espírito toque meus lábios e unja minha pregação. E embora eu saiba que não posso ganhar ou merecer a energia do Espírito, posso desejar isso e, ao fazê-lo, dou prazer a Ele e abro minha vida ao Seu poder presente.

Uma maneira prática de rezar pela unção sagrada é que, antes de ir me ajoelhar com a equipe de oração, ajoelhe-me ou deitasse prostrado em meu estudo, orando por meu sermão uma última vez. Nos últimos meses, tenho usado a seguinte oração como Um guia durante esse tempo.

 

 

Pregação de um ministro

Meu Deus Mestre, desejo-me pregar hoje,  mas vou fraco e necessitado para a minha tarefa;

Contudo eu desejo que as pessoas sejam edificadas com a verdade divina, para  que um testemunho honesto possa ser suportado por Ti;

Dá-me auxílio na pregação e na oração,  com o coração erguido para a graça e a unção.

Apresento à minha opinião as coisas pertinentes ao meu assunto, com plenitude  de matéria e clareza de pensamento, expressões apropriadas, fluência, fervor, sentimento das coisas que prego  e graça para aplicá-las às consciências dos homens.

Mantenha-me consciente durante todo o tempo de meus defeitos,  e deixe-me não gloriar em orgulho sobre o meu desempenho.

Ajude-me a oferecer um testemunho para Ti,  E deixar os pecadores imperdoáveis ​​em negligenciar a Tua misericórdia.

Dá-me  liberdade para abrir a tristeza de Teu povo e para apresentar-lhes conselhos.

Atenda com poder a verdade pregada, e desperte a atenção de minha audiência preguiçosa.

Que as vossas pessoas sejam refrescadas, derretidas, condenadas, confortadas e ajudem-me a usar os mais fortes argumentos tirados da encarnação e dos sofrimentos de Cristo, para  que os homens sejam santificados .

Eu mesmo preciso do teu apoio, consolo, força, santidade, para  que eu possa ser um puro canal de Tua graça,  e ser capaz de fazer alguma coisa por Ti;

Dá-me então refrigério entre Teu povo, E me ajude a não tratar a matéria excelente de uma maneira defeituosa,  ou a prestar um testemunho quebrado a tão digno Redentor, ou a ser severo ao tratar da morte de Cristo, seu design e fim, por falta de calor e fervor.

E mantenha-me em sintonia com Ti enquanto faço este trabalho.

Que tal fazer o atual ministério do Espírito Santo uma parte importante de seu culto? Você poderia:

  1. Tenha um tempo de oração antes do culto, encorajando as pessoas a buscar o toque do Espírito.
  2. Revive a prática de ter uma oração de invocação. Convide a presença especial de Deus para cair em sua reunião.
  3. Desenvolva um ministério da “Equipe de Oração do Pastor”.

Os grandes pais da igreja, desde o Apóstolo Paulo até os reformadores até o dia de hoje, perceberam que eram impotentes sem a unção sagrada de Deus. Em nossos tempos tumultuosos, podemos nos dar ao luxo de não fazer menos.